quinta-feira, 5 de junho de 2008

Viva a Mata 2008 - Sucesso Total

Em primeiro lugar, quero começar esta publicação dizendo aos visitantes deste blog que: - Fiquem à vontade para comentar as publicações, fazerem elogios, críticas, sugestões, perguntas...tirem as dúvidas mesmo. Estamos no ar por este meio de comunicação (internet) para facilitar o contato com vocês, portanto...a casa é de vocês!



Bom, agora vamos falar deste evento maravilhoso e digníssimo que foi o Viva a Mata deste ano. Nós da ONG PUERAS que chegamos lá na Segunda-Feira 26/05, quando começou a montagem, estamos satisfeitos com os resultados do nosso trabalho junto à S.O.S. Mata Altântica - Um dos nossos maiores parceiros na luta pela preservação do nosso Meio Ambiente.
Registramos a saída de 1.745 toneladas de materiais recicláveis durante o evento (materiais coletados na montagem, durante a visitação de 30/05 à 01/06, e na desmontagem dos estandes). Todo o material coletado foi doado à Cooperativa Viva Bem que fica na Vila Leopoldina.

Bacana também foi a energia renovável usada no evento - Gerador movido à bio-diesel - , ou seja nada de desperdício de energia! Os estandes foram feitos com madeira reaproveitada e garrafas pet. Podemos comemorar também a redução dos resíduos gerados no evento, pois foram cerca de 75 mil visitantes durante 3 dias de evento para 1.745 toneladas de resíduos sólidos recicláveis. Isto é sinal de que a galera que andou visitando o Viva a Mata está mais consciênte e está reduzindo o consumo inconsciênte.

No estande da ONG Pueras foram usadas sobras da madeira utilizada na montagem dos demais estandes. Levamos fardos de garrafas pet, papelão, latinhas de alumínio, justamente para as pessoas terem contato com as cooperativas de reciclagem e terem uma idéia de quanto "lixo" nós seres humanos geramos, lixo este que, descartamos por "não ter mais valor para nós". Levamos também alguns objetos artesanais feitos com material reaproveitado como coadores de café usado, caixinhas longa vida (Tetra Pak), e também objetos resultantes da reciclagem de embalagens pet como as malhas ecológicas, acessórios escolares, e tudo isso para os visitantes que "ainda não sabem" que o lixo que a gente gera pode e deve virar matéria prima secundária, a fim de diminuir a extração descontrolada dos nossos bens naturais, degradando cada vez mais o meio ambiente.



É verdade que o estande da ONG Pueras ficou um pouco distante dos demais estandes do evento, mas a nossa idéia era a de transformar o estande numa oficina de triagem de materiais recicláveis, onde os visitantes que participaram dessa triagem, tomaram conhecimento de como separar o que é e o que não é reciclável. Levamos ao evento nosso trabalho lúdico com Clowns...e a criançada adorou. Mostramos também, em um grande mapa da cidade de São Paulo, as principais Centrais de Coleta Seletiva, para que os visitantes pudessem localizar qual a central mais próxima de suas casas. A galera se divertiu fazendo no mapa, o percurso de casa até as cooperativas. Bom, o que podemos dizer é que estamos profundamente satisfeitos de ter executado nosso trabalho com sucesso, porque conseguimos transmitir nossa mensagem no evento. E digo mais...mal posso esperar pelo Viva A Mata 2009.

Dá-lhe PUERAS!!!

Nenhum comentário:


contador gratuito de visitas