quinta-feira, 29 de abril de 2010

Móveis Sustentáveis

Na publicação de hoje, quero mostrar como o "simples" aos olhos de uns...pode ser o *maravilhoso* aos olhos de outros, e que idéias simples podem se tornar grandes realizações. E foi assim que uma idéia simples se tornou um projeto grandioso e promissor aos olhos da sustentabilidade
Recebi o link desse projeto através de um comentário feito por "Marcelo" no post que fala sobre as repúblicas estudantis feitas com containeres reutilizados. E é claro, achei que vale muito a pena passar pra vocês, leitores do blog dos Pueras...confiram esse projeto incrível!
Dona Jordânia Pereira da Silva, residente de Barueri trabalhava lavando roupas e sempre que as estendia no varal elas ficavam todas sujas de cinzas. Resolveu investigar. Descobriu que as cinzas eram de “pallets” um estrado de madeira utilizado para transporte de cargas que eram queimados próximo a sua casa. As empresas que utilizam as pallets simplesmente as descartam no meio ambiente gerando um problema ambiental enorme. Dona Jordânia inconformada resolveu dar um destino mais sustentável e criativo a este material e começou a transforma-los em portões, cadeiras e mesas. Fundou então a Cooperativa de Marcenaria Unindo Forças. Conseguiu o apoio da Fundação Alphaville que doou máquinas e também o apoio do Senai que treinou os cooperados, mas mesmo com esta estrutura a cooperativa não conseguia se manter financeiramente estabilizada. Foi então que a empresa de design, Design Simples entrou na história. Ela conheceu a cooperativa e identificou que era necessário criar novos e melhores produtos para que estes fossem aceitos pelo público e vendidos. Com o problema visualizado, foram mobilizados mais de 20 voluntários, dentre eles 15 estudantes de design para pesquisar e desenvolver novos produtos utilizando os equipamentos e materiais já utilizados pela cooperativa. Nascia então o Projeto Revale. As peças foram desenvolvidas e ficaram fantásticas. Foram criadas mesas, bancos, revisteiros que utilizam de maneira incrível o pallet reciclado.
Clique aqui e veja todos os produtos desenvolvidos pela equipe.
Hoje, o projeto segue o cronograma e a cooperativa esta se adequando aos novos designs e projeta a produção dos primeiros produtos para 31 de julho de 2010. *Projeto fantástico...não acham? Parabéns a Dona Jordânia, aos responsáveis pelo Projeto Revale, aos designers da Design Simples e a todas as pessoas que abraçaram o projeto!!! Sintam-se abraçados pela Ong Pueras também! fonte: Coletivo Verde

4 comentários:

Rafael Gatti disse...

Olá Giselle, obrigado pelo post. Sem dúvida será uma experiência que levaremos para a vida toda!

Jack disse...

Otimo trabalho, parabéns !!!
Estamos também com nossa linha, voltada para a fabricação de utilidades doméstica, reciclando a madeira de paletes usados.
Visitem: http://www.madeirausada.com.br

Obrigado,
Fábio

Anônimo disse...

Amo pallets , criamos varias peças usando esta maravilha.
https://www.facebook.com/MeuMovelSustentavel

Anônimo disse...

Bom dia.

Gostaria de entrar em contato com vocês. Tenho vários projetos para execução
Por favor me passem o e-mail ou liguem. obrigado

Gilberto Amaral
gilbertobranco@bol.com.br
11 4153 7889


contador gratuito de visitas