segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Separando os Materiais Recicláveis

O processo de reciclagem é composto de várias fases, porém sua realização depende de uma ação fundamental: a separação prévia dos materiais. Misturar os materiais recicláveis com o lixo prejudica o reaproveitamento. Se o material reciclável for armazenado de forma separada, possibilita-se um maior aproveitamento. Esse é só o começo do que chamamos de coleta seletiva. Trata-se da separação e recolhimento, desde a origem, dos materiais potencialmente recicláveis.  

IMPORTANTE: A informação é a base da realização da coleta seletiva; o que inclui a educação de TODOS os participantes. Em caso de condomínios, é imprescindível a participação dos porteiros, zeladores, pessoal da administração e empregadas domésticas. Da mesma forma, nas escolas precisam estar envolvidos alunos, professores e demais funcionários.  

O que separar?

Alguns produtos e embalagens recicláveis já possuem o símbolo de reciclagem para facilitar na hora de saber o que vai ou não para a coleta seletiva:
 
Importante: mesmo que o produto não contenha o símbolo de reciclagem ele pode ser reciclável. É importante saber que tipos de material estarão sendo recolhidos e encaminhados, qual a forma de armazenamento e qual a quantidade mínima a ser destinada à cooperativa/empresa. Pode-se começar com apenas alguns tipos de materiais e ampliar gradativamente. Em se tratando de um condomínio, escola ou empresa é importante haver uma pessoa ou grupo responsável pela coordenação do programa de coleta seletiva.  
 
Como separar?
 

Para a separação do material, basta ter em casa dois recipientes: um para os residuos úmidos e rejeitos a serem recolhidos pela Companhia de Limpeza da Cidade e outro recipiente para os residuos secos: plástico, metal, vidro e papel, papelão, caixinhas longa vida. Dica: Se você lavar os materiais recicláveis(plástico, vidro e metal), facilita o processo de reciclagem e os materiais podem ser melhor aproveitados.  

Para onde vão os materiais?

O material separado, ao ser entregue aos catadores é levado para um depósito, onde ele é triado, prensado e enfardado com o auxílio de prensas hidráulicas. Desse modo o volume de material é reduzido, otimizando o uso do espaço e facilitando a organização. Os fardos separados por material são então vendidos para os grandes sucateiros ou aparistas, que por sua vez vendem para as indústrias.  

Usina de Triagem e Compostagem

Unidade em que é realizada a separação manual ou mecânica dos materiais recicláveis contidos nos resíduos sólidos urbanos. Conta, em geral, com mesas ou esteiras para catação dos recicláveis e baias para seu armazenamento. É comum a utilização do termo usina de reciclagem para nomear tais unidades, embora não ocorram no local processos de reciclagem, mas sim a triagem dos materiais para posterior encaminhamento à reciclagem. A usina de triagem pode estar associada a uma usina de compostagem, onde ocorre o processamento da fração orgânica dos resíduos. O resultado mais relevante de um processo de coleta seletiva é a postura de atenção permanente contra o desperdício. Você que está em casa, quer reciclar mas não sabe onde levar ou com quem falar...anote aí alguns endereços de cooperativas de materiais recicláveis:
 
Razão Social:Reciclando Esperança Endereço:Rua Custódio Cardoso, 19 - CEP 03077-000 Bairro: Jardim Elba Zona:Leste Cidade: São Paulo Estado:SP Telefone:(11)6705-3659 Contato:Rocha Materiais Coletados:Todos os materiais reciclaveis ***  

Razão Social: Reciclázaro Endereço: Praça Cornélio , 101 - CEP 05043-030 Bairro: Asa Branca Zona: Norte Cidade: São Paulo Estado:SP Telefone: (11) 3871-5972 Contato: Marcos Moreira Vaz E-mail: reciclazaro@reciclazaro.com.br Site: www.reciclazaro.com.br Materiais Coletados: Papel, Plástico, Vidro e Metal ***  

Razão Social: Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Endereço: R. Junqueira Freire, 176 - CEP 01507-020 Bairro: Liberdade Zona: Centro Cidade: Estado:SP Telefone: (11) 9828-9325 Contato: Carlão E-mail: reciclamncr@yahoo.com.br Materiais Coletados: Papel, Plástico, Vidro e Metal
***  

Razão Social: COOPERCOS- Cooperativa Peruense de Reiclagem e Coleta Seletiva Endereço: R. Mojero, 1795 - CEP 01507-020 Bairro: Perus Zona: Norte Cidade: São Paulo Estado: SP Telefone: (11) 3917-3573/3917-6905 Contato: Neide E-mail: neideht@uol.com.br Materiais Coletados: Papel, Plástico, Vidro, Metal, Baterias e Longa Vida

*Em breve, mais endereços

Nenhum comentário:


contador gratuito de visitas