Abre amanhã dia 21, o ECOS DO PLANETA 2008, e vai até o dia 31 de Agosto na Bienal São Paulo - Parque Ibirapuera...É claro que nós já estamos lá desde a montagem (18/08), gestando todos os recicláveis. E este ano o evento promete, acreditem!!!
Confiram uma premissa do que vai rolar...
ECOS DO PLANETA 2008
As Amazônias: Verdades, Mitos e Lendas
Lançado há dois anos, as edições Ecos do Planeta têm como objetivo levar para a população as grandes questões ambientais homenageando um bioma brasileiro. No ano passado, foi realizado na Bienal São Paulo, com o tema Mata Atlântica levando um público de 55.000 pessoas sendo cerca de 30.000 crianças. E o bacana é que já no ano passado fizemos a gestão ambiental do evento.
Em 2008, o evento destaca a riqueza e importância da floresta amazônica trazendo informação e conhecimento para despertar nas pessoas a percepção do significado ambiental, histórico e social da maior floresta tropical do mundo. O conceito do evento parte de três aspectos principais: a interatividade, replicabilidade e a simplicidade da informação para fazer com que as pessoas não só conheçam a floresta, mas também possam descobrir sua história, problemas, soluções e principalmente adquirir uma postura mais ativa e participativa em relação às questões vitais para a preservação deste importante bioma brasileiro.
As Amazônias: Verdades, Mitos e Lendas traz um conhecimento sobre a região através de uma equipe altamente qualificada e que tem um envolvimento direto com a Amazônia em suas áreas de atuação. É o olhar de dentro pra fora que faz desta exposição uma realização diferenciada.
É uma grande exposição com atividades artísticas, educacionais e culturais contando com cinema, teatro, música, videos, debates e diversas outras atividades.
Responsabilidade de Todos Nós
As questões sócio-ambientais são pautas das principais sociedades do mundo.
Os efeitos ocasionados pea exaustão dos recursos naturais não renováveis do planeta, com impactos negativos sobre a qualidade de vida da população, já não fazem mais parte de livros e debates conduzidos por um grupo de ambientalistas.
Eles são sentidos e vividos no dia a dia de cada um de nós, através das mais diversas formas de manifestação da natureza.
Embora todas essas transformações apresentem-se na vida e ganhem cada vez maior destaque na mídia, ainda são necessárias ações qie atuem diretamente na sensibilização, informação, educação de uma grande parcela da população que não as consideram questões prioritárias.
ECOS DO PLANETA envolve entidades, especialistas e empresas comprometidas com o meio ambiente e sua sustentabilidade. Seu conteúdo foi desenvolvido com a participação de especialistas ligados aos conceitos mais atuais em preservação da natureza, além de entidades que compões o mais consistente cenário ambiental.
*O visitante encontrará, inicialmente, um conjunto de livros gigantografados escolhidos entre os que definem o eixo curatorial.
Ficção, poesia, a literatura dos viajantes, pesquisa sobre a cultura, indigena, a presença do negro, o movimento das migrações, a fauna, a flora, a arqueologia, as riquezas do solo, o potencial energético das águas, entre outros temas, estarão na seleção das obras.
Paralelamente às palavras, imagens, sons e os cheiros, o visitante é conduzido através de um túnel, em um percurso orgânico, marcado por uma aproximação sensorial. A trilha funde músicas típicas, sons da floresta, sons urbanos.
O sentido dessa viagem traz como metáfora principal as duas fases: margem dos rios - a cheia e a estiagem.
O caminho a seguir sugere um rio-labirinto, que o visitante terá acesso aos módulos distribuídos por todo o espaço. Cada módulo será formado por um conteúdo central, ações educativas e atividades programadas.
São eles: A Floresta, Astronomia, Água, Arqueologia, Aldeia, Diversidade Cultural, A terra do amanhã e Borboletário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário