sexta-feira, 9 de abril de 2010

Repúblicas estudantis feitas com contêineres reutilizados.

O escritorio de arquitetura francês Olgga Architects criou um projeto de moradias coletivas feitas com contêiner. A idéia é reaproveitar estes cofres de carga como dormitórios para estudantes universitários do norte da França. Os contêineres, usados para atravessar os oceanos levando as mais diferentes cargas de um continente a outro, agora têm uma serventia muito mais curiosa, graças ao escritório francês Olgga Architects. A ideia é criar moradias estudantis usando os cofres de carga como dormitórios para alunos universitários. Empilhando os contêineres (que são mesmo construídos para serem sobrepostos e aguentar o peso), é possível criar moradias em menos espaço – e, claro, com menos impacto, uma vez que os depósitos de cargas podem ser reutilizados. Para adaptá-los em quartos, o time de arquitetos e designers criou um espaço otimizado com cama, armário, escrivaninha e poucos móveis para receber um estudante com o mínimo de conforto.
A frente é toda aberta para aproveitar a luz natural e economizar energia. “E o melhor é que os contêineres são pré-fabricados e montar um complexo para uma centena de estudantes não leva mais de seis meses”, afirma Valentine Michelier, diretor de comunicação do Olgga. O projeto piloto deve ser inaugurado ainda este ano em Le Havre, região universitária no norte da França. Se der certo, o plano é espalhar esse conceito de moradia coletiva e sustentável para outro países.

2 comentários:

Unknown disse...

Mas esse tipo de construção não é muito abafado e o calor assim não aumenta? E neste caso como ficaria?

Marcelo disse...

Recomendo dar uma olhada no projeto Revale, estudantes unem-se à uma cooperativa de Marcenaria e criam uma linha de mobiliário feita à partir da madeira de pallets reaproveitados. Esse é o link para o blog deles: http://www.designsimples.com.br/revale


contador gratuito de visitas