INTRODUÇÃO:
O presente projeto “Gestão Ambiental de Eventos”, foi concebido depois de muitos estudos e vivências práticas da comunidade da Cidade Tiradentes de um problema que afeta famílias inteiras, inclusive os adolescentes, que é a falta de oportunidade no mercado de trabalho. Atrelado a este problema socioeconômico, os problemas ambientais também são visíveis. É neste cenário que o projeto começa a ganhar forma e parcerias. Com a idealização de uma forte ética de solidariedade onde a dimensão social é valorizada, e a conectivade das áreas só tende a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e humanizada.
O trabalho desenvolvido tem como pilar de sustentação uma nova sociedade que aprende constantemente, valorizando a Educação Ambiental e a empregabilidade como fator principal de superação da população excluída. É obvio que isto implica em uma nova visão de mundo, exige na sua abordagem a construção de um novo olhar da realidade, mudanças de paradigmas e estratégias. As ações educativas constituem mudanças profundas de concepções de mundo, habilidade, valores éticos individuais e coletivos e o exercício da cidadania, para solucionar problemas atuais e prevenir futuros.
Portanto, a questão ambiental e social deve ser estudada-analisada na sua complexidade de forma integrada, holística e sistêmica e a Educação Ambiental deve permear todos os trabalhos valorizando as parcerias, transversalidade e envolvendo as várias áreas do conhecimento, cujo propósito é formar cidadão sensível e consciente com relação à interdependência de tudo e todos.
A degradação ambiental está diretamente associada à pobreza, pois uma grande parcela da população, não tendo acesso aos meios de consumo, são obrigadas a ocupar áreas irregulares do ponto de vista ambiental, resultando em tensão e conflito social. A destruição dos recursos naturais em todo mundo está associada ao padrão insustentável de produção e consumo.
Foi pensando nestes conflitos ambientais e sociais intensos, que o projeto pretende envolver os vários parceiros na tentativa de superá-los.
Alguns Trabalhos Realizados:
* Goodyear (Divisão Spiraflex);
* Shopping Aricanduva;
* Senac (Dr. Vila Nova);
* Carrefour;
* Shopping Clodomiro amazonas;
* Sabesp;
* Colégio Morumbi;
* Colégio Santo Américo;
* Teatro Fernando de Azevedo;
* São Paulo Fashion Week 2003;
* Feira Adventure Sport Fair 2004/2005;
* Feira Boteco Bohemia 2005;
* Feira COUROMODA 2007;
* Feira Gift Fair 2007/2009;
* O.I ( Cisper); * Ação (Rede Globo);
* TV Bandeirantes;
* Projeto Criança Esperança (Jd. Ângela);
* Cidade de Ubatuba (Litoral Norte);
* Bosch ( Curitiba );
* Playcenter 2007/2008/2009;
* Francal/2008;
* Ecos do Planeta 2007/2008;
* Bienal do livro 2008;
* Expo music/2008;
* Viva a Mata 2006/2007/2008;
* Abrim/2008;
* Expobor/2008;
* Abup Show/2009;
* Planeta sustentavél 2007/2008;
Dentre outros .
CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO:
O projeto – “Gerenciamento dos resíduos sólidos recicláveis em eventos”, visa implementar uma nova cultura de descarte e consumo, tendo como principal atributo à inclusão social de cidadãos, sem oportunidade e perspectiva de um futuro melhor.
O projeto surgiu na Comunidade da Cidade Tiradentes, onde um grupo de jovens reunido, decidido a mudar a realidade, resolveu investir neste sonho, de transformação social e responsabilidade ambiental.
O projeto “Gerenciamento dos resíduos sólidos recicláveis em eventos ” tem como objetivo a inserção e discussão da temática ambiental para um grupo da população que jamais havia pensando que os problemas ambientais estão ligados diretamente com saúde.
Nesta perspectiva, o projeto foi concebido como um amplo programa de Coleta Seletiva, como um instrumento para geração de emprego e renda.
A Cidade de São Paulo se apresenta como um dos maiores centros urbanos do mundo, onde se encontram/concentram gente de todos os lugares. Este mercado promissor possibilita a concentração de grandes conferências, reuniões, encontros técnicos, seminários, workshop etc.
Neste cenário, o Projeto “Gerenciamento dos resíduos sólidos recicláveis em eventos ”, ocupa lugar de destaque, pois a produção de resíduos gerados nestes eventos é enorme, tais resíduos são coletados sem nenhum cuidado ou comprometimento, muitas vezes de forma inadequada e são descartados em aterros sanitários, lixões etc. A verdade é que ninguém sabe ao certo qual é o destino final desde resíduos.
Com a incorporação da Coleta Seletiva nos eventos, o Projeto “Gerenciamnto dos resíduos sólidos em eventos ”, visa o envolvimento de todos: a promotora do evento, expositores, colaboradores, montadores, empresa da limpeza, com este trabalho em parceria de forma transparente, todos poderão acompanhar o processo, desde a disposição dos resíduos nos coletores ao encaminhamento para a cooperativa.
ETAPAS DO PROJETO:
*Orientação para os contratados, que farão a montagem e desmontagem dos stands;
*Reunião com a empresa contratada para a limpeza/faxina;
*Orientação técnica para os encarregados e empregados da limpeza/faxina;
*Recepção dos resíduos (papéis, vidros, plásticos e metais);
*Retirada e encaminhamento dos resíduos para a cooperativa de reciclagem;
*Levantamento fotográfico;
*Elaboração de relatório, e avaliação do Projeto de ”Gestão Ambiental dos resíduos “.
Confira as Imagens do Pueras em Ação:
Participe da nossa COMUNIDADE NO ORKUT
www.pueras.org.br
Um comentário:
Gostei muito do trabalho de vocês.
Muito bom!
Grande abraço.
Isabel.
Postar um comentário