terça-feira, 25 de setembro de 2012

Bitucas de cigarro podem ser recicladas.

Olá, caros leitores e recicladores!

Depois de algum tempo sem atualizar o blog, venho trazer uma novidade sensacional. 

ONG coleta bitucas em cinzeiros e as transforma em papel com a ajuda de cooperativas
 
 
Depois do papel feito com sementes, que pode ser picado e plantado, o Instituto Papel Solidário bolou uma nova forma de reciclagem: folhas feitas de bitucas de cigarro. Em parceria com empresas, cooperativas e com o Movimento Nacional de Catadores, a ONG coleta matéria-prima em cinzeiros e calçadas sujas. O projeto piloto, batizado de Rede Papel Bituca, começou em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. A ONG quer chegar a 2.500 pontos de coleta.

 
Papa-Bituca
A coleta do lixo é feita com o equipamento batizado de Papa-Bituca, uma espécie de cinzeiro que armazena até 5 mil unidades e facilita o trabalho dos catadores de lixo reciclado. Diversos modelos foram instalados em lojas, bares e restaurantes da zona oeste de São Paulo.

 

Cooperativas
Após a etapa da coleta, todo o material é levado para cooperativas ou ONGs envolvidas no processo de produção do papel bituca. A entidade treinou trabalhadores de comunidades para reciclar as bitucas. Com essa inclusão, o projeto ajuda a gerar renda para esses grupos.

Sem nicotina
Nas cooperativas, a bituca passa por um processo químico de limpeza e esterilização. É quando se separa a parte reciclável (a fibra de celulose e o papel) do fumo ainda presente no material. Também são eliminados o alcatrão e a nicotina, que alteram a cor das fibras celulósicas.
 
 
Na papelaria
O resultado desse processo é uma massa de celulose que, esticada sobre telas e após secagem ao sol, se transforma numa grande folha de papel. Ela serve de matéria-prima para produtos como descansos de copo, brindes ecológicos e toalhas descartáveis.

fonte: http://www.estadao.com.br/

contador gratuito de visitas