quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Coleção de Utilidades...

Para este post, separei três produções super fáceis de fazer, para reaproveitar materiais que normalmente (infelizmente) todo mundo joga no lixo.

Todas podem ser feitas com a companhia da criançada. Então...quando seus filhos saem de férias, ou mesmo quando sobra algum tempo livre, e você não sabe o que fazer para entretê-los; aí vão dicas divertidas e que com certeza farão sucesso com os pequenos!

1º - Peixinhos para decorar paredes, feitos com pratinhos de bolo usados na festa.

Materiais:

- Tesoura sem ponta

- Tinta acrílica para aplicação em plástico, em cores sortidas. Lembre-se que quanto mais colorido, mais divertido fica.

- Marcador tinta permanente preta, ou vermelha. (aquelas canetas que usamos para escrever em CD's)

- Agora ponha a criatividade para funcionar!

2º - Jogo da memória.

Materiais:

- Tampinhas de garrafa pet. (procure selecionar todas da mesma cor para o jogo funcionar).

- Papel para desenhar as figuras. (você pode tentar reaproveitar impressos do seu trabalho e que você não usa mais, e recortar os espaços em branco, ou mesmo, usar o verso em branco das impressões).

- Lápis de cor ou caneta hidrográfica de cores sortidas.

- Tesoura sem ponta para recortar as figurinhas do tamanho da tampinha.

- Cola à base de água.

- Agora, coloque os pentelhos para desenhar pares de figuras iguais.


3º - Marcador de páginas.

Materiais:

- Folhas de jornal ou revistas ou até aquela sua agenda de mil novecentos e bolinha. (fica por sua conta escolher o material a ser usado).

- Tesoura sem ponta

- Cola à base de água

- Fitas de cetim ou à sua escolha, mas que tenham no máximo 2 milímetros de largura. A largura da fita vai depender do tamanho do seu marcador de páginas.

- Lembre-se que se você fizer com apenas uma camada, o marcador vai ficar mole e amassar com facilidade, então use pelo menos cinco recortes para que o marcador fique firme e o marcador funcione.

- Recorte uma figura que você escolher para usar como molde (na imagem usamos uma flor).

- Em seguida, cole cinco folhas, uma na outra, passando cola por toda a folha e espere a cola secar.

- Agora é só pegar o molde, desenhar nas folha coladas, recortar e aplicar a fita, deixando um "rabinho" de dez centímetros mais ou menos, para que; quando você colocar na página que você quer marcar, o rabinho fique para fora do livro.

- Dependendo do tamanho que você escolher, uma colagem de cinco folhas dará para fazer mais de um marcador.



Lembrem-se de tentar reaproveitar o máximo de materiais possível!

DIVIRTAM-SE!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Bitucas de cigarro podem ser recicladas.

Olá, caros leitores e recicladores!

Depois de algum tempo sem atualizar o blog, venho trazer uma novidade sensacional. 

ONG coleta bitucas em cinzeiros e as transforma em papel com a ajuda de cooperativas
 
 
Depois do papel feito com sementes, que pode ser picado e plantado, o Instituto Papel Solidário bolou uma nova forma de reciclagem: folhas feitas de bitucas de cigarro. Em parceria com empresas, cooperativas e com o Movimento Nacional de Catadores, a ONG coleta matéria-prima em cinzeiros e calçadas sujas. O projeto piloto, batizado de Rede Papel Bituca, começou em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. A ONG quer chegar a 2.500 pontos de coleta.

 
Papa-Bituca
A coleta do lixo é feita com o equipamento batizado de Papa-Bituca, uma espécie de cinzeiro que armazena até 5 mil unidades e facilita o trabalho dos catadores de lixo reciclado. Diversos modelos foram instalados em lojas, bares e restaurantes da zona oeste de São Paulo.

 

Cooperativas
Após a etapa da coleta, todo o material é levado para cooperativas ou ONGs envolvidas no processo de produção do papel bituca. A entidade treinou trabalhadores de comunidades para reciclar as bitucas. Com essa inclusão, o projeto ajuda a gerar renda para esses grupos.

Sem nicotina
Nas cooperativas, a bituca passa por um processo químico de limpeza e esterilização. É quando se separa a parte reciclável (a fibra de celulose e o papel) do fumo ainda presente no material. Também são eliminados o alcatrão e a nicotina, que alteram a cor das fibras celulósicas.
 
 
Na papelaria
O resultado desse processo é uma massa de celulose que, esticada sobre telas e após secagem ao sol, se transforma numa grande folha de papel. Ela serve de matéria-prima para produtos como descansos de copo, brindes ecológicos e toalhas descartáveis.

fonte: http://www.estadao.com.br/

contador gratuito de visitas