segunda-feira, 28 de março de 2011

Bolha alimentar prestes a explodir!


Lester Brown, fundador do Worldwatch Institute e do Earth Policy Institute , adverte que o mundo corre perigo com a segurança alimentar. Em seu livro mais recente, O Mundo na Beirada (World on Edge), ele fala que o planeta está à beira de aumentos de preços de alimentos politicamente desastabilizadores.

"A nova realidade é que estamos a apenas uma colheita ruim do caos", Brown disse  em uma coletiva à imprensa para o lançamento do livro. "Se uma onda de calor como a da Rússia atingir os Estados Unidos - de longe o maior exportador de grãos -, isto precipitará o caos nos mercados de grãos. O mundo está criando uma bolha alimentar que, teoricamente, pode explodir a qualquer momento".
"Estamos assistindo conflitos e manifestações como as do Oriente Médio. O impacto é particularmente duro em países que são importadores de alimentos, como os da região. Países como China e Arábia Saudita estão alugando a longo prazo grandes áreas de terra na África para produção de alimentos, porque sabem que depois do aumento de preços vem a desestabilização política", afirmou ele. 

O Worldwatch Institute, baseado em Washington, fez no mês passado uma advertência de que, se continuarem tendências observadas atualmente,  eventos extremos do clima, caso da onda de calor na Rússia - que destruiu 40% de sua colheita de grãos - irão ocorrer com maior frequência, com efeitos sentidos em todo mundo, especialmente nas regiões mais pobres.  "As fronteiras desta crise estão ocupadas pelas 925 milhões de pessoas subnutridas do planeta", disse o instituto em seu relatório anual, O Estado do Mundo, segundo o Celsias.

fonte: Planeta Sustentável

quarta-feira, 23 de março de 2011

Hora do Planeta 2011


O que é?

A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Quando?

Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.

Onde?

No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior.

Veja video oficial da campanha Hora do Planeta 2011



contador gratuito de visitas