segunda-feira, 15 de junho de 2009

Resíduos Eletro-eletrônicos, quinquilharias e afins...

Pois é...cadê aquele video cassete que você tinha antes de comprar seu lindo e moderno aparelho -tocador e gravador- de DVD ? (que logo virará peça de Museu também). O que você fez com o seu rádio relógio depois que comprou seu"iPhone" (que acessa internet, tem dispertador, lembretes de compromissos e aniversários, gps, tira foto/filma, toca música, funciona como pen drive, transmite dados via cabo usb, infra-vermelho e bluetooth, tem joguinhos, e...ah é, de quebra, faz e recebe ligações? Esqueci alguma função? Ou ainda...onde foi parar seu walkman/discman, depois que você descobriu o MP9, ou MP10...ops: Em qual edição do MP estamos mesmo? Já nem consigo mais acompanhar. Na era em que trocamos nossos aparelhos eletrônicos como se troca de roupa, essa é a grande dúvida: O que fazer com aparelhos antigos ?(independente de ainda funcionarem ou não).
Bem, o fato é que o volume de aparelhos eletrônicos descartados é imenso e crescente a cada dia que passa, pois a tecnologia avança na velocidade da luz. E na maioria das vezes esses aparelhos são descartados de maneira incorreta. Quase sempre vão parar em córregos, piscinões, lixões e aterros sanitários. Sem contar os que estão espalhados pelas dezenas de milhares de ferros-velhos. E não é preciso ser expert no assunto para saber que isso é extremamente ruim para o meio ambiente. Além de causar contaminação do solo e da água, por causa de alguns componentes tóxicos, estas peças obsoletas (e as vezes nem tão obsoletas assim) podem causar inúmeros transtornos às nossas vidas, como enchentes, proliferação de pragas urbanas, ferimentos e até -porque não dizer?- poluição visual. "O mundo já ultrapassou a marca de 1 bilhão de computadores." "Um vagão de carga de um trem capaz de dar uma volta completa no mundo. Essa é a quantidade de lixo eletrônico produzida pela humanidade todos os anos, de acordo com estimativas da organização não governamental Greenpeace. São 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico, composto de computadores, celulares, eletroeletrônicos e eletrodomésticos que, com ciclos de reposição cada vez mais curtos, vão parar no lixo e já representam 5% de todo o lixo gerado pela humanidade."
Sobre a contaminação:
A contaminação por estes elementos pode se dar pelo contato direto, no caso de pessoas que manipulam diretamente as placas eletrônicas e outros componentes perigosos dos eletrônicos nos lixões a céu aberto, comuns em certos locais da Ásia e da África, principalmente. Mas também pode acontecer de forma acidental. Quando um eletrônico é jogado em lixo comum e vai para em um aterro sanitário, há grandes possibilidades de que os componentes tóxicos contaminem o solo e cheguem até os lençóis freáticos, afetando também a água, segundo a especialista. Essa água pode ser usada para irrigação, para dar de beber ao gado e dessa forma, seja pela carne ou pelos alimentos, esses elementos podem chegar até o homem. Embora os fabricantes estejam sendo pressionados a eliminar ou pelo menos reduzir o uso destes componentes nos produtos, os equipamentos mais antigos, que estão indo parar no lixo hoje, contém muitas destas substâncias. Os danos causados pelos componentes tóxicos são diversos. Confira as principais doenças que podem ser causadas pelos elementos mais comuns encontrados nos eletrônicos que usamos no dia-a-dia: Chumbo: Causa danos ao sistema nervoso e sanguíneo Onde é usado: Computador, celular, televisão Mercúrio: Causa danos cerebrais e ao fígado. Onde é usado: Computador, monitor e TV de tela plana Cádmio: Causa envenenamento, danos aos ossos, rins e pulmões. Onde é usado: Computador, monitores de tubo antigos, baterias de laptops Arsênico: Causa doenças de pele, prejudica o sistema nervoso e pode causar câncer no pulmão. Onde é usado: Celular Belírio: Causa câncer no pulmão. Onde é usado: Computador, celular Retardantes de chamas (BRT): Causam desordens hormonais, nervosas e reprodutivas. Onde é usado: Diversos componentes eletrônicos, para prevenir incêndios PVC: Se queimado e inalado, pode causar problemas respiratórios Onde é usado: Em fios, para isolar corrente Fontes: Greepeace e e-Waste Guide Pensando nisso, nós da Ong Pueras resolvemos pesquisar à respeito. Sabemos que ainda faltam informações, divulgação e acesso aos assuntos relacionados à preservação do meio ambiente, e falta principalmente POLÍTICAS PÚBLICAS DE RESÍDUOS SÓLIDOS, INVESTIMENTO E INCENTIVO PESADO E INSISTENTE dos governos mundiais em conscientizar a população. Por isso fomos buscar algumas alternativas para que você, leitor, saiba como descartar corretamente os aparelhos que você não utiliza mais:
Em primeiro lugar, nós sempre recomendamos a reutilização, que é a 2º alternativa dos 3 R's (1º Redução, 2º Reutilização, 3º Reciclagem). Você pode simplesmente doar os aparelhos que ainda estão funcionando e que você não quer mais. Procure saber em sua vizinhança ou entre parentes, se alguém está precisando do aparelho que você vai "jogar fora". Mas, se o caso for...aqueles aparelhos quebrados que "não tem concerto" ou mesmo aqueles que "o concerto não vale a pena", procure uma das alternativas abaixo: Dell A fabricante de computadores possui dois programas: um de inclusão digital, que recebe micros usados e os doa a centros comunitários (www.pensamentodigital.org.br) e outro de recolhimento de PCs antigos da marca. HP A fabricante coleta computadores usados por meio da sua rede de distribuidores e revendas. Mais informações pelo telefones: (11) 4004-7751, para Grande São Paulo; 0800 709-7751, demais localidades. Museu do Computador Aceita qualquer tipo de doação. Os equipamentos são guardados para o acervo do museu e utilizados para fazer arte com sucata. Telefone: (11) 5521-3655 CDI Recebe computadores doados para programas de inclusão digital. As máquinas devem ter processador Pentium II ou superior, HD de no mínimo 2 GB e memória RAM de no mínimo 64 MB. Caixas de som, hubs, impressoras, kits multimídia, modems, mouses, no-break, scanners e teclados são recebidos somente em bom estado. Mais informações no site Meta Reciclagem Fórum de discussão sobre o impacto dos resíduos eletrônicos e ações de recuperação de computadores para doação à comunidades carentes, afim de promover a inclusão digital. Pilhas Podem ser entregues na rede de farmácias Drogaria São Paulo, Rede Pão de Açucar, e agências do Banco Real. Baterias de celulares Podem ser entregues nas caixas de coleta das lojas da sua operadora ou na rede de assistência técnica autorizada do fabricante do aparelho ou ainda na Rede Pão de Açucar, e agências do Banco Real. Dica para grandes empresas que descartam muitos equipamentos eletrônicos: Organização séria, que trabalha de maneira otimizada e segura.
FLUXO OPERACIONAL - ETAPA 1: 1.1- COLETA DOS MATERIAIS, NO LOCAL MENCIONADO; 1.2- EMISSÃO DE NOTA FISCAL DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS; 1.3- TRANSPORTE ATÉ NOSSO ARMAZÉM EM JUNDIAÍ-SP; 1.4- ORDENAÇÃO E ARMAZENAMENTO TEMPORÁRIO; 1.5- EMISSÃO DE CERTIFICADO DE RECEBIMENTO E TERMO DE COMPROMISSO AMBIENTAL. FLUXO OPERACIONAL - ETAPA 2: 2.1- DESMONTAGEM DOS EQUIPAMENTOS E DESMANUFATURA DAS PARTES E PEÇAS; 2.2- SEGREGAÇÃO DE RESÍDUOS E RECICLÁVEIS; 2.3- ARMAZENAMENTO TEMPORÁRIO DOS MATERIAIS SEGREGADOS; 2.4- DESTINAÇÃO FINAL DOS MATERIAIS SEGREGADOS; 2.5- EMISSÃO DE RELATÓRIO/INVENTÁRIO ANUAL, EXPLICITANDO O TRATAMENTO DADO AOS RESÍDUOS DESDE A COLETA ATÉ A DESTINAÇÃO FINAL. Quanto aos diferenciais - São regulamentados a nível federal, estadual e municipal, inclusive junto à Cetesb. - Não trituram os resíduos recebidos. - Buscam o máximo reaproveitamento dos materiais sendo que, se necessário, armazenam determinados resíduos até que se tenham aplicações para estes, evitando assim o envio imediato para aterros sanitários. - Utilizam processos mecânicos e manuais, sem queima, emissão de gases ou uso de produtos químicos. contato: restec@restec.com.br (11)4275-0051 Bem, é isso...espero que a gente tenha ajudado os leitores a encaminhar corretamente seus aparelhos eletrônicos em desuso. ;-)

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Ong Pueras Compartilhando Informações Valiosas

PROGRAMA NOVOS BRASIS 2009.
Olá caros amigos, começo o post de hoje dizendo que: Um dos principais objetivos da Ong Pueras é o compartilhamento de conhecimento, para que todos ou pelo menos o maior número de pessoas possíveis tenham acesso à informações valiosas como esta que se seguirá nesta publicação. Fomos contactados pela Equipe do Instituto Oi Futuro, e atendendo a pedidos, estamos colaborando com a equipe na divulgação do Programa Novos Brasis 2009 aos nossos caríssimos leitores. Aproveitem ao máximo a informação. Ok!
VALE A PENA SABER QUE:
A -OI- Maior empresa de telecomunicações do Brasil, pioneira na prestação de serviços convergentes e à partir deste ano, atuante em todo o território nacional, pode com propriedade, afirmar que conhece bem a realidade de várias comunidades com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) nos 4 cantos desse país, inclusive em lugares inóspitos e inacessíveis . E sendo consciênte de sua responsabilidade social, diante das grandes dificuldades de comunidades extremamente carentes, criou o Instituto Telemar, hoje denominado Instituto Oi Futuro, instrumento institucional que tem como missão: Colaborar com a redução das distancias sociais no Brasil. O Oi Futuro, apoiador e patrocinador de diversos projetos educacionais e culturais é, além de uma entidade sem fins lucrativos uma pessoa jurídica totalmente independente, com estatuto, diretorias, objetivos e programas de ação próprios. Vamos ao que interessa...
Programa Novos Brasis 2009
O Oi Futuro preocupa-se com o desenvolvimento cultural e social do povo brasileiro. Por conta disso, o instituto vai:
  • Investir até R$ 200.000,00 em projetos de entidades do terceiro setor.
O Programa Novos Brasis 2009 tem por objetivo financiar projetos que apliquem tecnologia da informação e comunicação como elementos de transformação social. O Novos Brasis é voltado para instituições sem fins lucrativos e devidamente legalizados. Através do apoio a iniciativas que utilizam as tecnologias sociais, o Oi Futuro quer contribuir para fazer a diferença na vida de milhares de pessoas que passam a ter acesso ao conhecimento de forma mais rápida e autônoma. Por saber sobre a importância do investimento em tecnologias e comunicação, o Oi Futuro reconhece que estes são elementos fundamentais na promoção da cidadania, inclusão e desenvolvimento de comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano e comunidades vulneráveis. O Programa Novos Brasis vem sendo posto em prática desde 2004 e está mais uma vez com inscrições abertas para projetos inéditos ou em nova fase de ação. O Programa vai selecionar um número não determinado de projetos que apliquem tecnologias sociais e trabalhem com comunicação e informação como elementos essenciais para a promoção da cidadania e do desenvolvimento humano. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 27 de abril até as 00h00 do dia 12 de junho de 2009. O processo de seleção dos projetos para o Programa Novos Brasis será divulgado em data a ser definida pelo Oi Futuro através do portal. E neste ano, o edital do Programa Novos Brasis 2009 tras duas novidades: Pela primeira vez está sendo divulgado nacionalmente e, a parceria com o insituto se dará por 15 meses, três meses a mais do que nos anos anteriores. Após a seleção das propostas, que será realizada por um grupo de especialistas, o Oi Futuro acompanhará a implantação de cada iniciativa, auxiliando na gestão e na avaliação do impacto das atividades. Os Projetos deverão ser inscritos exclusivamente pelo site do Oi Futuro. Conteúdos adicionais das propostas poderão ser enviados para o seguinte endereço: Oi Futuro/ Programa Novos Brasis Rua Dois de Dezembro, 107, 5º andar - Flamengo Rio de Janeiro - RJ - 22220-040 *Documentos e anexos referentes às inscrições recebidas delo Novos Brasis, não serão devolvidos. Acesse o site para conferir o Edital e outras informações sobre o Novos Brasis 2009: www.oifuturo.org.br/novosbrasis Em caso de dúvidas ou outras informações, visite a comunidade e o perfil oficial no Orkut: Perfil Oficial: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=6276385711406890249 Comunidade Oficial: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?rl=cpn&cmm=56511024 Siga o perfil no Twitter: http://twitter.com/novosbrasis Bom, é isso. Espero que nossos leitores façam muito bom proveito dessa informação. fonte: www.oifuturo.org.br adaptação de texto: Giselle Vergna

terça-feira, 2 de junho de 2009

Reportagem da ONG PUERAS No Programa Ressoar

Pra Unir Essa Rapazeada A gente Sua!
Reportagem com a ONG exibida em 09/05/2009 no Programa Ressoar, onde falamos para o programa um pouco sobre como nós trabalhamos, e quantas famílias estamos conseguindo beneficiar atualmente. "Lixo não...nós não trabalhamos com lixo, e sim, com materiais recicláveis passíveis de comercialização e geradores de receita"! Paulo Rogério dos Santos - Diretor e Coordenador de Projetos da Ong Pueras

contador gratuito de visitas