Gente, mais uma vez, me desculpem pela demora na atualização do blog. Confesso que estou um pouco afastada da ong desde o dia 11/08, devido à "Campanha de Vacinação Gratuita Contra a Raiva" em cães e gatos. É que além de trabalhar com a ong, sou uma Agente de Zoonoses, e todo ano em Agosto acredito que todos vocês saibam que a Prefeitura do Município de São Paulo realiza a campanha de vacinação, e geralmente a campanha dura 15 dias ininterruptos. Pois bem...até o dia 24/08 estarei junto com a minha equipe de Cidade Tiradentes vacinando os cãezinhos e gatinhos. Esse ano, eu não sei porque cargas d'água, a prefeitura não divulgou muito bem sobre a campanha, então...você que tem cães ou gatos, leve seu bichinho no posto de vacinação mais próximo da sua casa. Eu sei que o assunto não tem nada a ver com a atividade da Ong, mas é um assunto de utilidade pública, e esse também é o intuito do blog PUERAS...prestar informações de utilidade pública! Então...vou fazer um resuminho da campanha pra vocês:
"Campanha de Vacinação Gratuita Contra Raiva em Cães e Gatos"
de 11 à 24 de Agosto, das 09:00 às 17:00
Posse Responsável
Dono responsável vacina seu cão ou gato todos os anos. Bichos de estimação, quando bem cuidados, refletem melhores condições de vida, tanto para o homem como para o animal, prevenindo contra doenças. Em 2007, foram vacinados mais de um milhão de animais, sendo 914.741 cães e 173.865 gatos.
A adesão à campanha é importante para que a raiva permaneça sob controle, condição que vem sendo conquistada nos últimos 25 anos no município de São Paulo.
“Quem” Deve Ser Vacinado
A vacina é destinada aos cães e gatos acima de três meses de idade, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhes ou no cio e aplicada com seringas e agulhas descartáveis. O proprietário recebe um comprovante de vacinação do animal, que é válido por um ano.
Raiva: Vacinar é Prevenir
A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, pelas mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados.
Nos centros urbanos, cães e gatos, por terem o hábito de caçar, estão mais expostos, podendo entrar em contato com morcego infectado e, dessa forma, virem a contrair a doença.
A raiva humana em regiões urbanas é prevenida por meio da vacinação anual de cães e gatos.
NO DIA DA VACINAÇÃO, RECOMENDA-SE:
* Cães dóceis devem estar com coleira e guia, e ser conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina;
* Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas;
* Gatos são naturalmente muito assustados e precisam ser transportados em caixas de transporte ou similar, para que se evitem fugas ou acidentes;
* Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades;
* Crianças não devem levar os animais para vacinar.
Dúvidas: Centro de Controle de Zoonoses - CCZ
Rua Santa Eulália, 86 - Santana
Tel: 2224-5500
Site: ZOONOSES
E-mail: zoonoses@prefeitura.sp.gov.br
Realização:
Prefeitura do Município de São Paulo
COVISA - Coordenação de Vigilância em Saúde
SMS - Secretaria Municipal de Saúde
CCZ - Centro de Controle de Zoonoses
Bom, é isso, meu recado tá dado, espero que vocês façam bom uso da informação!
Estamos entrando na "ECOS DO PLANETA"
Aguardem mais informações, ok!
See yah!

Eu já vi um monte de criança levando gato e cachorro pra vacinar. Será que os pais não vêem isso?
ResponderExcluir