sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Papel. "Pra que te quero"?

A reciclagem do papel é tão importante quanto sua fabricação. A matéria prima para a fabricação do papel já está escassa, mesmo com políticas de reflorestamento e com uma maior conscientização da sociedade em geral. Com o uso dos computadores, muitos cientistas sociais acreditavam que o uso de papel diminuiria, principalmente na indústria e nos escritórios, mas isso não ocorreu e o consumo de papel nas duas últimas décadas do século XX foi recorde.
Na fabricação de uma tonelada de papel, a partir de papel usado, o consumo de água é muitas vezes menor e o consumo de energia é cerca da metade. Economizam-se 2,5 barris de petróleo, 98 mil litros de água e 2.500 kw/h de energia elétrica com uma tonelada de papel reciclado.

Vantagens de Reciclar Papel 
*Redução dos custos das matérias-primas: a pasta de aparas é mais barata que a celulose de primeira.
*Economia de Recursos Naturais - Madeira: Uma tonelada de aparas pode substituir de 2 a 4 m3 de madeira, conforme o tipo de papel a ser fabricado, o que se traduz em uma nova vida útil para de 15 a 30 árvores. - Água: Na fabricação de uma tonelada de papel reciclado são necessários apenas 2.000 litros de água, ao passo que, no processo tradicional, este volume pode chegar a 100.000 litros por tonelada. - Energia: Em média, economiza-se metade da energia, podendo-se chegar a 80% de economia quando se comparam papéis reciclados simples com papéis virgens feitos com pasta de refinador. - Redução da Poluição: Teoricamente, as fábricas recicladoras podem funcionar sem impactos ambientais, pois a fase crítica de produção de celulose já foi feita anteriormente. Porém as indústrias brasileiras, sendo de pequeno porte e competindo com grandes indústrias, às vezes subsidiadas, não fazem muitos investimentos em controle ambiental.  

* Criação de Empregos: estima-se que, ao reciclar papéis, sejam criados cinco vezes mais empregos do que na produção do papel de celulose virgem e dez vezes mais empregos do que na coleta e destinação final de lixo. * Redução da "conta do lixo": o Brasil, no entanto, só recicla 30% do seu consumo de papéis, papelões e cartões. 

O papel reciclado pode ser aplicado em caixas de papelão, sacolas, embalagens para ovos, bandejas para frutas, papel higiênico, cadernos e livros, material de escritório, envelopes, papel para impressão, entre outros usos.  

Tipos recicláveis: caixa de papelão, jornal, revista, impressos em geral, fotocópias, rascunhos, envelopes, papel timbrado, embalagens longa-vida, cartões, papel de fax, cartelas de ovo e papel higiênico usado.


Tipos que ainda não são recicláveis: papel carbono, fotografias, fitas adesivas, e etiquetas adesivas. 


fonte: Ambiente Brasil

sábado, 18 de outubro de 2008

Ah, que pena! Último dia de Planeta no Parque.

Cá estou eu...perdendo uma hora de sono por causa do horário de verão que entrou em vigor hoje, mas é para dar uma boa notícia. Até o dia 16/10 foram coletados apenas 208 kg de materiais recicláveis no evento, que mais uma vez vai deixar saudades, pois já está no seu último dia. Que pena!
Confiram a nota sobre a Ong no site Planeta Sustentável. E a foto à seguir, é de uma galerinha de "pequerruchos" que apareceu no nosso estande pra aprender desde cedo a importância dos 3 R's para a saúde do nosso planeta.
Então corram, ainda dá tempo de explorar todas as informações disponíveis nas tendas espalhadas pelo parque, e no Viveiro Manequinho Lopes, que é onde nós estamos com o estande e a usina de triagem dos recicláveis.
O Estande A Usina de Triagem

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Opine, dê sua sugestão.

Hoje a postagem tem três tópicos: 1º Gostariamos de dizer que o blog está totalmente aberto à sugestões. Se você que está visitando o blog, não encontrar a informação que você precisa, pode tirar suas dúvidas sobre a Ong conosco e principalmente: sugerir publicações através dos comentários. A sua opinião, e suas sugestões são muito importantes para nós, pois este blog foi construído justamente para que possamos ter um contato mais próximo e mais humano. 2º Agradecemos a visita de todos ao nosso estante no Planeta Sustentável no Parque Ibirapuera. O evento vai até dia 19/10 - próximo domingo, então, quem ainda não foi, não pode perder. O evento conta com informações valiosas para mantermos nosso planeta saudável! 3º Para quem já visitou nosso estante, gostou do trabalho do artista plástico D'Julia e quer saber mais sobre este artista fantástico, nós te damos o contato: D'Julia Gangary Telefones: (11) 3129-5152 (11) 8763-0177 Ou pelo e-mail: djuliagangary@hotmail.com Por enquanto é só galera...aproveitem o parque!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

PLANETA SUSTENTÁVEL 2008.

Clique na figura para visitar o site
A sustentabilidade voltada para o cotidiano das grandes metrópoles. Esta é a proposta do Planeta no Parque, que em seu segundo ano propõe novos olhares e relações entre o cidadão e a sua cidade em três temas: Cidadania e Coexistência Mobilidade Consumo Cada tema será tratado em um percurso guiado por educadores especializados no assunto, com informações, intervenções artísticas e muita reflexão a respeito de nossas ações. O evento ainda trará entretenimento para adultos e crianças, com oficinas, contação de histórias, teatro infantil e muito mais. Venha descobrir como é fácil cuidar do futuro da sua cidade. E do seu.
Confira o mapa dos percursos:

contador gratuito de visitas