terça-feira, 30 de outubro de 2007

Confira nosso trabalho - Planeta Sustentável


Esses videos foram feitos durante a visitação da feira no parque Ibirapuera

Video 1

Video 2


terça-feira, 23 de outubro de 2007

Paciência...

Gente...tenham paciência, na medida do possível atualizarei o blog...
As atividades da ong PUERAS estão à toda...correria total. Essa semana estamos expondo sobre sustentabilidade na Editora Abril, ficaremos lá até sexta-feira 26/10. Fomos convidados à expor para os funcionários o mesmo tema "tratamento de resíduos" que desenvolvemos na feira Planeta Sustentável, e diga-se de passagem...tá um sucesso.
tchau, até a próxima.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

58º Congresso Nacional de Botânica

Mal saímos de um evento, já estamos indo para outro. De 28/10 à 02/11 acontece o 58º Congresso Nacional de Botânica no Centro de Exposições Imigrantes SP, e lá vamos nós realizar a gestão de resíduos sólidos do evento. Isso mostra como o nosso trabalho é sério e necessário. Local: Rodovia dos Imigrantes km 1,5 Aguardem mais detalhes, e para maiores informações sobre o que acontecerá neste evento acessem: http://www.58cnbot.com.br
PUERAS SOMOS NÓS!!!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Opa, espera aí...como assim???

Bom, nosso stand (Tratamento de Resíduos) foi um sucesso no evento "Planeta Sustentável", porém, devo aproveitar agora, depois da correria dos 7 dias de evento, pra falar de algumas coisas com tranquilidade. Registramos alguns equivocos no evento que nos deixaram indignados, e o "Bando Real" que me desculpe e me de licença, mas eu preciso falar!!!
Foram 7 dias de evento, eu não tenho dados de quantas pessoas visitaram a feira, mas o fato é que o stand do Banco Real distribuiu nesses 7 dias, um copinho de plástico (descartável) com água para cada visitante, iguais aqueles que nós compramos em qualquer lugar e geralmente custam 0,50 centavos, contendo em média 300 ml's de água. Isto seria normal, não fosse o absurdo do copinho conter apenas dois dedos de água...isso mesmo "dois dedos de água apenas" Quando questionamos qual era o propósito daquilo, os representantes do stand nos responderam que era pra conscientizar a polulação de que a água doce está escassa no planeta. Foram distribuidos também os populares "biscoitinhos da sorte" com bilhetinhos contendo mensagens de conscientização ambiental, "meu Deus, um biscoitinho em cada saquinho plástico". Mas espera aí: Qual era mesmo o tema do evento? - Planeta Sustentável - não é pra rir (rs)??? "É, seria cômico se não fosse trágico" Ou seja, passamos 7 dias, das 09:00 às 17:00 hrs falando para a população sobre a necessidade cada vez maior de vivermos de modo sustentável, e no próprio evento flagrarmos esse tipo de erro? Pôxa vida, imaginem a quantidade de resíduos gerados com essa brincadeira. Nos foi dito que todos os copinhos e saquinhos plásticos seriam encaminhados para reciclagem, mas em primeiro lugar está "redução", a "reciclagem" na verdade é a última das opções na *Política dos 3 R's, e isso poderia ter sido evitado no evento, os responsáveis pelo stand poderiam ter usado um pouco mais de criatividade para conscientizar a população sobre a escassez de água doce no planeta, e não essa idéia "estapafúrdia", com o perdão da palavra, e geradora de resíduos. Imaginem quanto plástico e alumínio foram utilizados na confecção dos copinhos e saquinhos de biscoito, sem contar que infelizmente, a educação ambiental não é tão fácil assim...não é com um copinho com 2 dedos d'agua, ou um biscoitinho contendo uma mensagem ecologica que se vai educar a população sobre as questões ambientais, pois muitos visitantes, beberam a água, comeram o biscoitinho, e boa parte desses copinhos, saquinhos plásticos, e mesmo os bilhetinhos (a maioria das pessoas nem leram o que estava escrito no papelzinho) foram parar no chão do parque.
*Política dos 3 R's: Reduzir Reutilizar Reciclar

Ufah, que calor!!!

Na sexta-feira, feriado do dia das crianças...parque lotado. Eu não podia deixar de demonstrar minha indignação pois, ontem estava um calor "dos diabos" com o perdão da expressão, e o parque Ibirapuera encontrava-se sem água em alguns banheiros e bebedouros, ou seja: a maioria dos visitantes e mesmo os participantes da feira Planeta Sustentável...inclusive o nosso pessoal da tenda do PUERAS passamos sede o dia inteiro, gastamos horrores comprando água, sem contar a imundice nos banheiros, por conta de não haver água para dar descarga nos sanitários...Imaginem só o mau odor dentro desses banheiros!!!Ninguém merece né? (na verdade compramos agua para beber...se não, ninguém aguentaria né...rsrsrs) Foi um dia cansativo, quente pra dedéu, a tenda não ficou vazia um só minuto, mas foi muito gratificante pra nós causar surpresa em algumas pessoas ao mostrar o resultado dos "5 R's"(reflexão, redução, recusa, reaproveitamento e reciclagem). Ao mostrar o resultado dos trabalhos artesanais feitos com jornal, folhas de revista, garrafas pet, o trabalho do sabão feito com óleo depois de usado nas frituras, e a própria reciclagem em si, pois as pessoas demonstraram muita surpresa ao ver que através da fibra obtida com a reciclagem das famosas pets pode-se fazer uma infinidade de produtos que inclusive já encontram-se disponíveis para consumo e muitas vezes nós compramos nos supermercados ou em pequenas mercearias, e nem nos damos conta que é um produto ecologicamente correto, tais como roupas, bolsas, calçados, e mesmo utensílios domésticos usados na limpeza, como vassouras, escovas para esfregação, e os próprios sabões em pedra ou em pó e detergentes líquidos feitos com óleo usado. Na tenda nós também mostramos como é simples separar os resíduos recicláveis: Não precisa separar o plástico/papelão/vidro/metal, enfim...basta colocar todos os resíduos em um saco ou caixa de papelão separada dos resíduos não recicláveis como os resíduos orgânicos por exemplo. Também não é necessário ficar lavando com buchinha e sabão os resíduos recicláveis como se pensa, basta pegar a garrafa pet, por exemplo, e passar um pouco de água, a fim de evitar a profiferação de bactérias e o mau odor, por conta do açucar existente nos refrigerantes, sucos, etc...O mesmo se aplica para os vidros, caixinhas longa vida, latinhas de alumínio...

Olha a gente aí!!!!

RESÍDUOS
A ONG Pueras mostra que boa parte dos materiais que vão parar na lata do lixo podem ser reaproveitados. Páginas de revistas viram lindas bijuterias, óleo de cozinha vira sabão, garrafas PET podem se transformar em poltronas.
A cidade de São Paulo gera cerca de 13 mil toneladas de lixo por dia. Pelo menos parte dele poderia ter outro fim que não os lixões. Por isso, a Pueras desenvolve programas de educação ambiental, organiza cooperativas de catadores, além de realizar projetos para sensibilizar a sociedade através de palestras e treinamentos. Na estação administrada pela Pueras, muitos mitos sobre reciclagem são esclarecidos. Por exemplo, não é necessário lavar os materiais que são destinados à coleta seletiva; papelão, plástico e vidro não precisam ser separados. Tudo pode ser colocado numa mesma sacola ou caixa e direcionado à reciclagem. *Informações retiradas do site do evento.

No Ibirapuera

Dia 08, segunda-feira, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, inaugurou o circuito sustentável no Parque do Ibirapuera. O evento ainda teve as presenças da atriz Denise Fraga, que contou uma história para as crianças, e da apresentadora Eliana O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, inaugurou o circuito sustentável no Ibirapuera. O evento ainda contou com a presença da atriz Denise Fraga, que contou histórias para as crianças, e da apresentadora Eliana Na presença de crianças de escolas municipais convidadas, de representantes das empresas patrocinadores, da equipe do Planeta Sustentável e do público visitante, o prefeito Gilberto Kassab, falou da importância do evento para a cidade e para este momento, na companhia de Sidnei Basile, diretor de relações institucionais da Editora Abril. Até o final da semana espera-se a visita de cerca de 800 mil pessoas que receberão orientações sobre pequenas/grandes práticas diárias que podem ajudar o planeta. "O Ibirapuera é referência para São Paulo, é o lugar perfeito para o exercício de ações de cidadania e de preservação do ambiente", disse Kassab que, depois da abertura, dirigiu-se à estação da INCLUSÃO SOCIAL, a primeira do circuito da sustentabilidade. Nela, viu a exposição de fotos dos atletas que participaram dosJogos ParaPanamericanos - realizados no Rio de Janeiro, em agosto -, e orientado sobre o trabalho da empresa I. Social, que já inseriu no mercado de trabalho mais de dois mil portadores de deficiência física. Além disso, participou da experiência sensorial proposta pelo estande: vendar os olhos para sentir a privação dos sentidos e aguçar mais o tato ao tentar identificar objetos pela sua forma, textura e cheiro. "Este espaço mostra a todos a importância de criarmos políticas públicas de inclusão em seus diversos aspectos", salientou. Enquanto isso, na Estação Central do projeto, a atriz Denise Fraga contava uma história de Gabriel Pensador para as crianças. "É a história de um menino que tinha seis dedos, mas a gente não pode ter preconceito por causa disso", conta Lucas Rocha, de 11 anos, que aprendeu que a água usada para lavar roupa serve também para outras coisas, como lavar o carro. "Agora vou falar pra minha mãe que ela não pode jogar essa água fora", disse ele. "Aqui no Parque tem muitas atividades para vocês se divertirem, mas também aprenderem como ajudar o planeta" disse Sidnei Basile às crianças presentes na abertura do evento. A importância de conscientizar os pequenos recheou a programação de atividades inteligentes e lúdicas que mostram que é possível, sim, aprender brincando: modelagem com papel na oficina do Banco Real, sucata sonora na oficina da CPFL e brinquedos de sucata na oficina da Bunge. "As crianças são o futuro do país e podem reeducar seus pais", afirmou a apresentadora infantil Eliana, que causou certo alvoroço entre o público infantil assim que chegou ao Parque. Depois do estande sobre INCLUSÃO SOCIAL, o itinerário planejado no Ibirapuera segue com outros temas: - NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS, coordenado pela ONG Amigos da Terra, o estande mostra produtos que geram emprego e renda para a Amazônia, sem deixar de preservar a floresta; - TRATAMENTO DE RESÍDUOS, organizada pela ONG PUERAS, que mostra incríveis objetos de decoração feitos com material reciclado e vários tipos de sabão feitos a partir do óleo de cozinha; - MOBILIZAÇÃO e PARTICIPAÇÃO SOCIAL é o tema da quarta estação, administrada pelo Centro de Voluntariado. A orientação dos monitores é complementada por um painel com as 750 entidades cadastradas pela entidade: nele, os interessados encontram a instituição mais ajustada aos seus interesses e que ainda seja perto da sua casa , o que garante ainda mais a continuidade da ação; - CONSUMO CONSCIENTE é o tema "comandado" pelo Instituto Akatu. Ao penetrar pelo labirinto montado no estande, o visitante toma conhecimento de números alarmantes sobre o consumo desenfreado e também de soluções para contê-lo como, por exemplo: "só troque o celular quando realmente precisar". Já imaginou se os 120 milhões de usuários de celular no Brasil resolvessem adquirir um modelo mais moderno a cada ano e jogassem o aparelho "velho" no lixo? - Após ter assimilado bastante informação e feito um bom exercício caminhando entre as estações - são 3 km, no total! - chega-se ao estande da CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, que mostra formas de construir e montar sua casa com mais responsabilidade. "Podemos aprender a mudar os nossos hábitos em cada estação do circuito da sustentabilidade e esperamos que esta seja uma ação com multiplicidade pela cidade", afirma o prefeito Gilberto Kassab. As dicas para quem for percorrer o circuito completo são: calçar tênis - imprescindível para aproveitar todo o percurso - e não esquecer de carimbar o "passaporte" em cada um dos estandes. Só assim o visitante leva a sacola de algodão orgânico do Planeta Sustentável, adquirida no estande da Editora Abril, junto à Estação Central. Tomara que muitas sacolas sejam distribuídas até o dia 14 de outubro. Assim, os visitantes - antes mesmo de sair do Parque - já terão aderido a uma prática ambientalmente responsável. Vai lá!

Planeta Sustentável de 08 à 14 de Outubro no Parque do Ibirapuera.

Opa, demoramos mas enfim, eis o blog dos PUERAS! Uma maneira mais interativa de manter um contato mais próximo com nossos membros, clientes, leitores e simpatizantes das causas ecológicas. Aqui poderemos trocar idéias e experiências, contar o que estamos fazendo, por onde andamos, e meter a boca no trombone quando for preciso! E já na publicação de inauguração do blog, temos honra e orgulho de dizer: Estamos entrando na 1º edição do evento Planeta Sustentável...bela iniciativa, e um projeto maravilhoso, à convite da Editora Abril. O Planeta Sustentável também entrou na luta contra o uso das sacolas de plástico e vai distribuir (gratuitamente!) sacolas de algodão orgânico não-descartável no Parque do Ibirapuera, durante a semana que vem: do dia 8 ao 14. Quem vai ganhar a sacola? Quem tiver fôlego para percorrer as seis estações temáticas do Planeta Sustentável no Parque. Funcionará assim: em cada uma das estações - Negócios Sustentáveis, Trabalho Voluntário, Construção Sustentável, Inclusão Social, Resíduo e Consumo Consciente – o visitante terá seu "passaporte" carimbado. Depois de ter completado o circuito da sustentabilidade e aprendido muitas maneiras de ajudar a preservar o planeta, o visitante receberá uma sacola de algodão. Há campanhas que pregam o abandono das sacolas de plástico em muitos países. Austrália, Índia, Paquistão, Taiwan, Canadá, Inglaterra, Japão, Nova Zelândia, Bangladesh, Itália e os países escandinavos são alguns exemplos: lá as pessoas são incentivadas a não usar as sacolas plásticas, por meios diversos: restrições, proibições ou impostos. A Irlanda, por exemplo, reduziu em 90% o consumo de sacolas plásticas desde 2002, ano em que começou a campanha. Em Paris, as sacolinhas devem ser banidas do comércio até o final deste ano. O Brasil também entrou na onda da sacola reutilizável, que além de ecologicamente correta pode ser fashion. Marcas como Cavalera, Lita Mortari, Maria Bonita, Sommer, Neon, Giselle Nasser, Lorenzo Merlino e Blue Man já assinam suas versões por aqui. Nós, do Planeta Sustentável, também queremos ver o meio ambiente livre dos sacos plásticos, que levam cerca de 500 anos para se decompor!

contador gratuito de visitas